ENTIDADE CULTURAL PROPONENTE
A Associação Espírita de Umbanda São Miguel (AEUSM), fundada no dia 27 de setembro de 1997, é uma Pessoa Jurídica de Direito Privado, Religiosa, Cultural e Filosófica sem fins lucrativos e econômicos, de tempo indeterminado, de abrangência nacional, composta por pessoas que livremente queiram fazer parte, sendo constituída por uma Assembléia Geral, uma Diretoria e um Conselho Fiscal, instâncias democraticamente eleitas pelo conjunto dos Associados, com sede e foro no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, Ceará.
A AEUSM tem por Finalidades e Objetivos: congregar todas as tendas e centros de umbanda, bem como zelar pela doutrina e culto umbandista; Proporcionar aos associados o desenvolvimento cultural dentro dos princípios religiosos e, sobretudo, invocar os fins espirituais para os quais se destinam; Promover e divulgar atividades de caráter técnico, científico, educativo, cultural, filantrópico, técnico agrícola, ecológico e de responsabilidade e assistência social, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, que promovam o desenvolvimento social e econômico e combatam a pobreza, bem como atividades de ações de voluntariado.
A AEUSM desenvolve um trabalho, com 40 famílias em vulnerabilidade social, que formam um público de 296 pessoas, dentre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A entidade criou e promove o coletivo cultural Toque de Senzala. Ela é ainda co-fundadora e integrante do conselho gestor do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, criado em 26 de junho de 2010, e inaugurado em 31 de agosto de 2012, concebendo e desenvolvendo pesquisas inventário participativo e projetos expográficos acerca dos patrimônios culturais e naturais do Território Grande Bom Jardim. Desde dezembro de 2022, o zelador de santo pai Neto Tranca Rua é reconhecido como Tesouro Vivo da Cultura Cearense, doutor pelo seu notório saber pela Universidade Estadual do Ceará.
A entidade criou e mantém a Cozinha Comunitária São Miguel, compondo a Rede Estadual das Unidades Sociais Produtoras de Refeições do Programa Ceará Sem Fome, integrando a Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim. A organização ainda é um dos agentes contribuintes para a manutenção da tradicional Festa de Iemanjá, no Aterro da Praia de Iracema.
A AEUSM tem parcerias com: Mesa Brasil, (SESC), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS BOM JARDIM SETRA/PMF) Centro Cultural Bom Jardim, (CCBJ) Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COPPIR/SCDH/PMF), Ceará Sem Fome.