Grupo Dialogos Urbanos

O Grupo de Extensão e Pesquisa Diálogos foi criado em 2015, vinculado à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), uma universidade federal pública brasileira, interiorizada e internacionalizada, com unidades nos estados do Ceará e da Bahia. A Unilab prioriza a atuação nas Regiões do Recôncavo Baiano, do Maciço de Baturité e metropolitanas de Salvador e Fortaleza e, além do Brasil, em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O Grupo Diálogos também tem vínculos com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com o Observatório das Metrópoles.

O Grupo Diálogos entende a extensão sempre em articulação com a pesquisa e a educação, buscando produzir e disseminar conhecimentos científicos em articulação com conhecimentos popular-comunitários e de povos tradicionais, fomentar a reconstrução democrática e cidadã da sociedade e do Estado e afetar positivamente a formação profissional e a reconstituição das culturas, saberes, práticas e identidades individuais, coletivas e institucionais. Reconhecemos e valorizamos a diversidade epistêmica, cosmológica, estética, societal e ético-política, entendendo que essa diversidade precisa se refletir na vida social, no Estado, na estrutura e dinâmica institucional e no cotidiano acadêmico na educação superior, afetando currículos, práticas didático-pedagógicas e formação acadêmica de maneira geral.

O Grupo Diálogos tem desenvolvido nesses dez (10) anos dezenas de projetos e ações de extensão, arte e cultura, pesquisa, inovação e educação, envolvendo vários tipos de eventos, cursos, minicursos, oficinas e prestação de serviços, envolvendo dezenas de articulações e parcerias com agentes acadêmicos e da sociedade civil e política, alcançando resultados significativos. Esses resultados envolvem dezenas de relatórios científicos, artigos, relatos de experiência, ensaios e ensaios visuais, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Mais do que isso, o Grupo Diálogos busca participar, fomentar e apoiar melhorias na formulação, execução, gestão e avaliação de instituições, sistemas e políticas públicas, cabendo destacar, por exemplo, os casos do enfrentamento à Covid-19 e do enfrentamento à fome.

Dentre os focos de atuação do Grupo Diálogos cabe destacar a Região do Maciço de Baturité e o território do Grande Bom Jardim, situado no sudoeste da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. No Grande Bom Jardim, com parcerias como o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), o Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, a Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS do GBJ) e a Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim. Também cabe destacar a participação do Grupo nos Mapas Participativos de Enfrentamento à Covid-19 e de Enfrentamento à Fome do Grande Bom Jardim.

O Grupo Diálogos trabalha sempre com metodologias participativas, tais como a educação popular, a pesquisa-ação, a observação participante, a pesquisa participante, a etnografia, a etnografia visual e o mapeamento participativo, particularmente a cartografia social.

Para conhecer as ações do Grupo Diálogos, acesse nossas redes sociais e entre em contato.

Instagram: https://www.instagram.com/grupo.dialogosurbanos/ 

Facebook: https://www.facebook.com/dialogosurbanosunilab?locale=pt_BR 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCuiR6fw_e-SGM0pNYSzsNCg 

Fone/Whatsapp – Coordenador Eduardo Machado: (85) 999870702

E-mail institucional: dialogos@unilab.edu.br